DIGNIDADE MENSTRUAL: SOB UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

Fabiana dos Santos ‎Abrão, Márcia Regina de Oliveira

Resumo


Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre a dignidade menstrual, através de um extrato do projeto de pesquisa para obtenção do título de Mestrado em Educação. Este trabalho insere-se na linha de pesquisa “Inclusão e Diversidade Sociocultural”, da área de Educação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Ao incorporar a educação menstrual na educação básica, as escolas podem ajudar as pessoas que menstruam a entenderem melhor o ciclo menstrual, os processos biológicos envolvidos, os diferentes estágios do ciclo, e como cuidar adequadamente da higiene menstrual e promoverem acesso à dignidade menstrual, contribuindo com a diminuição do preconceito e exclusão. Nesse contexto, é apresentado dados históricos, sociais, estatísticos e sócio-dialéticos sobre a mulher, pessoas transexuais, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência, sob uma abordagem intersecional.


Palavras-chave


Menstruação; Educação Menstrual; Dignidade Menstrual; Educação; Interseccionalidade

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