A INCLUSÃO E A PERMANÊNCIA DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DO CAMPO LABORAL NO IFPB
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a inclusão e a permanência de servidores com deficiência no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), considerando as políticas e ações institucionais voltadas ao aprimoramento das práticas da gestão. A justificativa para a realização deste trabalho reside na importância da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, uma vez que esse é um grupo historicamente marginalizado, com um recorte mais específico nas instituições de ensino superior. Além disso, a ausência de estudos consistentes no IFPB voltadas a esta temática reforça a necessidade do estudo. A metodologia é qualitativa e descritivo-exploratória, com o uso de análise temática. As conclusões apontam para a ausência de um conjunto claro de políticas institucionais no IFPB voltadas para a inclusão e a permanência de servidores com deficiência, com a presença de barreira de diversos tipos, a ausência de acompanhamento deste servidor quanto à sua condição e a necessidade de ampliação das discussões e ações sobre inclusão no âmbito da instituição.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, Lígia do; DINIZ, Débora. Cultura do preconceito: deficiência e as novas perspectivas sobre o corpo. 2000. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10015. Acesso em: 26 ago. 2024.
BAHIA, Melissa Santos; SCHOMMER, Paula Chies. Inserção profissional de pessoas com deficiência nas empresas: responsabilidades, práticas e caminhos. Revista O&S, Salvador, n.54, v.17, p. 439-461, jul./set., 2010.
BEZERRA, Sérgio Sampaio; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Pessoa com deficiência intelectual: a nova "ralé" das organizações do trabalho. Rev. adm. empres. n. 52, v. 2, p. 232-244, mar./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/PQVxT7D7W7X3zz83gTvgQfp/. Acesso em: 12 set. 2024.
BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. 1991. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213compilado.htm. Acesso em: 24 ago. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.Acesso em: 12 set. 2024.
BONIFÁCIO, Laryssa Karolyne Fernandes de Oliveira. Percepções de mulheres docentes com deficiência: condições para exercer a profissão em uma universidade pública. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MENDES, Enicéia Gonçalves; EBERSOLD, Serge. Reconfiguração do fazer coletivo e as funções da acessibilidade na Educação Superior. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 12, n. 3, p. 978-999, set./dez. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69997. Acesso em: 24set. 2024.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Mathias Lambert. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SIQUEIRA, Luciane Barcia Brasil. A inclusão dos servidores técnico-administrativos com deficiência no trabalho: uma análise na Universidade Federal da Paraíba. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior). Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020.
SOUSA, Evelise Santos. A inclusão de servidores técnico-administrativos em educação, com deficiência: o olhar dos gestores. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Universitária), Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.