A CULTURA PRETA NA SALA DE REFERÊNCIA

Marcelo Demétrio Costa, Sislaine Da Silva Quadros

Resumo


Este artigo tem o propósito de compreender a representatividade da cultura preta na educação infantil. Para tanto, foi necessário identificar como a cultura preta é trabalhada nas instituições, verificar quais estratégias podem ser utilizadas para trabalhar o tema e analisar junto aos educadores a compreensão da cultura preta. Para iniciar a fundamentação teórica dessa pesquisa realizou-se uma revisão sistemática de literatura para identificar e analisar as teses do Banco da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para o conceito de cultura negra e formação educação infantil. A pesquisa foi feita a partir de 2014 a 2018. E para concluir trago uma das mais importantes reflexões que o trabalho trouxe para os envolvidos: A educação inclusiva é necessária. Essa educação deve ser oferecida a todos, é algo humanitário, seja para a criança, para o adulto, ou aos educadores. Ninguém nasce sendo racista, ninguém nasce diminuindo o outro, seja pelo sotaque, pela diferença de realidades ou pela cor de pele. Então isso mostra ser um trabalho árduo, porém necessário, algo que necessita sempre ser colocado em pauta, que todos são importantes.

Palavras-chave


Cultura preta. Inclusão. Educação Infantil.

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