LETRAMENTO CIENTÍFICO E A DECOLONIALIDADE DO SABER
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBIERI, S. C. R; ROSSATO, B.; DANI, J. G.; ABREU, F. P.; DE AVILA E SILVA, S. A importância do Letramento Científico. In: DE AVILA E SILVA, S.; ABREU, F. P. (Org.), Biotecnologia na escola: propostas pedagógicas para educação básica. Caxias do Sul: EDUCS, 2022. p. 21-36.
BERTOLDI, A. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250036, 2020. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250036>
FERREIRA, D. M.M.; MACHADO, L., I. Colonialidade do Saber. In: LANDULFO, C.; MATOS, D. (org). Suleando Conceitos em Linguagens: Decolonialidade e Epistemologias Outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2002.
FREIRE, P.; GADOTTI, M.; RIOS, T. A. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora e Livraria Ltda, 2022.
FERREIRO, E. Alfabetizacao em Processo. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
HOWELL, E. L.; BROSSARD, D. (Mis)informed about what? What it means to be a science-literate citizen in a digital world. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 118, n. 15, p. e1912436117, 13 abr. 2021. Disponível em < https://doi.org/10.1073/pnas.1912436117>
PROGRAMME INTERNATIONAL POUR LE SUIVI DES ACQUIS DES ÉLÈVES (ED.). PISA 2015: assessment and analytical framework: science, reading, mathematic, financial literacy and collaborative problem solving. Paris: OCDE, 2017.
SANTOS, B. de S. Epistemologias do Sul. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2010.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, v. 23, n. 81, p. 143–160, dez. 2002. Disponível em
SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. 3a edição ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
VEZZANI, R. M. Alfabetização científica e letramento científico. São Paulo: Platos Soluções Educacionais S.A., 2021.
WHITEHEAD, Margaret. Letramento Corporal: Atividades Físicas e Esportivas para Toda a Vida. Porto Alegre: Penso, 2019.
WILSON, C.; GRIZZLE, A.; TUAZON, R.; AKYEMPONG, K.; CHEUNG, C. K. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores. Brasília: UNESCO, UFMT, 2013.