A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou analisar os Saberes Docentes necessários à prática pedagógica dos professores, em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Lages, SC. Utilizou-se como referenciais básicos os estudos de Edgar Morin, os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, dentre outros autores. O método de coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada a quatro professores que envolveram educadores desde o primeiro ano até o nono ano do ensino fundamental. As principais contribuições deste trabalho visam uma análise dos conhecimentos teóricos necessários para buscar uma educação de qualidade que venha a interagir com as necessidades do aluno da pós- modernidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARRUDA, Marina Patrício e PORTAL, Leda Lísia Franciosi. Saberes e Fazeres Docentes: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXI. Revista Percursos. Florianópolis. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Brasília: Mec, SEB, DICEI, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2008.
DISPONÍVEL EM: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf
MEDEIROS, Marinalva Veras e CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Formação docente: da teoria à prática, em uma abordagem sócio-histórica Revista E-Curriculum. 2006.
Disponivel em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3122/2060 Acesso:12/06/2016.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
DISPONÍVEL EM: http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf
SANTIN, Erenita Zonta e MIATO, Viviane Pereira. A prática pedagógica frente á crise dos paradigmas educacionais. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Curitiba.2011.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. Bibliografia ISBN 978-85-249-1311-2 1. Metodologia 2. Métodos de estudo 3. Pesquisa 4. Trabalhos científicos 1. Título. 07-6294 CDD-001.42