Obstáculos do desenvolvimento: repensando as dificuldades de aprendizagem

Suzana Elzita Sagás Stahelin

Resumo


A não aprendizagem na escola é um alerta que leva a crer que algo na criança não anda bem. Mas vários são os fatores que levam ao insucesso da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem, os fatores que contribuem para que ela ocorra e a ação preventiva do psicopedagogo para que ela não aconteça, serão discutidas sob o olhar da psicopedagogia. O tema escolhido é polêmico e gera uma discussão entre diversos pensadores da educação. É importante que os psicopedagogos reflitam sobre o assunto e a partir daí, possam auxiliar a escola e reverter o quadro de caos que ela se encontra. A metodologia adotada se deu através da pesquisa bibliográfica exploratória, em que foram utilizados autores como Alba Weiss, escritora no campo psicopedagogia, que descreve em suas obras o papel do psicopedagogo, envolvendo esse profissional na escola, como também, as dificuldades de aprendizagem, afetividade, relação família e escola. Todas as informações obtidas pelo estudo trouxeram ao trabalho o embasamento teórico necessário para tal.

Palavras-chave


Psicopedagogia; Dificuldade de aprendizagem; Família

Texto completo:

PDF