CULTURA ESCOLAR: RESSIGNIFICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CHERVEL, ANDRÉ. História das disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. In: ______. Teoria e Educação. Porto Alegre, UFRGS: V.2, 1990.
DOMINIQUE, JULIA. A cultura escolar como objetivo histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n.1, Campinas, São Paulo, p. 9-43, 2001.
EAGLETON, TERRY. A idéia de cultura. Tradução de Sofia Rodrigues, Lisboa, 1ª edição, 2003.
FRAGO, Antonio Frago. Possibilidades, problemas, cuestiones. Historia de la educación y historia cultural, Campinas, n.0, p. 63-82, novembro 1995.
FORQUIN, JEAN-CLAUDE. ESCOLA E CULTURA: as bases sociais epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 9-26, 1993.
FILHO,L.; GONÇALVES, I.; VIDAL, D.; PAULILO, A.; A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p-139-159, jan/abr 2004.
KNECHTEL, M. R. Multiculturalismo e processos educacionais. Curitiba: IBPEX, 2005.
MELLO, SUELY. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico cultural. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.25, n.1, p.83-104, jan/jun.2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/1630/1371, Acesso no dia 27/06/2018.
PESAVENTO, SANDRA J. HISTÓRIA & HISTÓRIA CULTURAL. Belo Horizonte, editora Autêntica, p. 39-62, 2008.
REGO, TEREZA. Vygotsky: Uma perspectiva histórico cultural da educação. Editora Vozes, Petrópolis-Rio de Janeiro, 2012.