AS PRODUÇÕES INTERATIVAS DE JOVENS NAS REDES SOCIAIS: ESCOLA E SOCIABILIDADE NAS PERIFERIAS DE PORTO ALEGRE
Resumo
O artigo que segue situa-se entre problematizações da sociologia das juventudes e, mais particularmente, dirige-se ao contexto de midiatização das interações juvenis. Neste sentido, perguntamo-nos como os jovens produzem suas sociabilidades nas redes sociais, discutindo implicações para a vivência de práticas no âmbito da educação. A pesquisa foi realizada em um bairro de periferia da cidade de Porto Alegre/RS, junto a jovens adolescentes educandos de escolas públicas e entidade assistencial sediadas na mesma localidade, e fizemos uso de observação e de interlocuções online para acompanhar as produções interativas sociáveis juvenis. Percebemos a intensa utilização de celulares e redes sociais, havendo uma “mútua afetação” entre o ofício de aluno e a condição de jovem, além de reconfigurações das performances sociáveis rumo a interações programadas e a definição de parâmetros de distinção simbólica entre pares.