CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”. Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud; destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência. Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto. Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação.
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PDFReferências
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