RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Regiane da Silva da Luz Severo, Izabel Cristina Feijó de Andrade

Resumo


Este artigo trata do Programa de Residência Pedagógica ofertado pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ) realizado na Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel, localizada no município de São José (SJ), em Santa Catarina (SC) com 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, foram realizadas sete observações e seis docência. Nesse período desenvolvi planejamento relacionado às temáticas Medidas e Grandezas na disciplina de matemática, por meio do projeto A fábrica de doces sendo esta atividade norteadora de ensino. Dentro das discussões aqui desenvolvidas, entendemos que é fundamental em um processo de alfabetização e letramento não podemos considerar soluções e estratégias de pensamento e de ensino únicas ou isoladas. É preciso considerar a qualidade dos raciocínios e da adequação dos métodos e procedimentos matemáticos evidenciados. E foi a partir dessas reflexões, novas exigências foram surgindo, sendo elas didáticas metodológicas, de formação, de adequação dos conteúdos, que neste caso foram matemáticos. Desta forma, fica minha contribuição a quem interessar conhecer e desenvolver experiências de alfabetização matemática a serem consideradas nos anos iniciais.

 


Palavras-chave


Residência Pedagógica. Alfabetização matemática. Prática docente.

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