A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Alan Eder Pereira, Ana Cláudia Vilela, Luana da Cunha

Resumo


Esse artigo trata de uma pesquisa de campo e de um estudo bibliográfico por intermédio da experiência vivenciada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que fazem parte do Projeto de Residência Pedagógica desta instituição. Esse artigo tem o propósito de relatar a experiência dos Residentes no projeto de Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), numa turma do segundo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Aborda-se os objetivos, competências e habilidades do processo pedagógico conforme os fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para aliar a teoria com a prática da alfabetização de crianças que estão no segundo ano do ensino fundamental, tendo como norte deste processo, os jogos educativos e os jogos educativos. Dentro desta perspectiva acreditamos que a alfabetização não se faz somente utilizando cadernos, livros e aulas maçantes, é possível utilizar diversos jogos e atividades e alcançar um mesmo objetivo.

Palavras-chave


Alfabetização. Jogos, jogos educativos. Projeto de Residência Pedagógica.

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