PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EU SOU CRIANÇA, EU TENHO DIREITOS

Camila Machado Ribeiro da Silva, Vânia de Carvalho

Resumo


O presente trabalho visa relatar o projeto Residência Pedagógica do Centro Universitário Municipal de São José- USJ. Tendo o propósito de destacar a importância de trabalhar os direitos das crianças, com a turma do 2º ano do ensino fundamental. Desta forma, colocamos em prática propostas pedagógicas que despertassem a curiosidade das crianças acerca do tema, investigando seus conhecimentos prévios sobre seus direitos, que foram sendo aprimorados a partir das atividades propostas a eles. O tema os direitos das crianças tiveram como embasamento teórico à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Agenda 2030, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dentre outros autores que serão mencionados no decorrer deste trabalho.  A metodologia se constituiu numa pesquisa participativa, teve base fundamental às vivências observadas em sala e as intervenções propostas no período da residência. Sendo assim, no decorrer deste trabalho foi apontado de que maneira se constitui o projeto das residentes pedagógicas do USJ, nas três etapas propostas: observações, intervenções e formações.

Palavras-chave


Estatuto da Criança e do Adolescentes-ECA. Direito das crianças. Agenda 2030.

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Referências


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