COMUNICAÇÃO DE ALUNOS COM TEA: ESTRATÉGIAS BASEADAS NAS DIFICULDADES DE PROFESSORAS

Renata Oliveira Crespo, Gabrielle Lenz da Silva, Síglia Pimentel Höher Camargo

Resumo


O crescente aumento no número de diagnósticos de TEA e o avanço na legislação tornaram mais visíveis as demandas desta parcela da população. No âmbito educacional o maior obstáculo passa a ser a oferta de uma educação de qualidade dentro do sistema regular de ensino. A superação desta dificuldade passa pela qualificação docente e pelo desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na rotina escolar destes alunos. A proposta apresentada neste estudo contou com três etapas, contemplando entrevista, onde as professoras expuseram suas dúvidas, uma formação continuada para qualificar a prática docente e um questionário para avaliar o impacto da referida formação. A maioria das professoras passaram a adotar as estratégias propostas e apenas três relataram dificuldades com a implementação, o que sugere que ouvir as demandas das profissionais e realizar uma formação sobre as estratégias pode impactar positivamente a adoção das práticas no contexto escolar. Novas pesquisas devem ser realizadas para aprofundar as dificuldades na utilização destas estratégias em salas de aula com alunos com TEA.

Palavras-chave


Transtorno do espectro do autismo. Inclusão. Comunicação.

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