COMPETENCIAS NA SALA DE AULA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Dóris Marilu Xavie, Érico Paes de Campos

Resumo


Este artigo se propõe a fazer uma reflexão a respeito das percepções de um grupo de professores de uma unidade escolar do sistema municipal ensino, sobre o significado da construção de competências na sala de aula. Este trabalho também lança olhar sobre a formação dos professores,  sobre a prática pedagógica e o papel da escola que reconhece e valoriza seus profissionais docentes. Essa foi uma pesquisa de cunho qualitativo e utilizamos um questionário semi-aberto para captar os dados. A pesquisa nos proporcionou novos e edificantes olhares sobre nosso próprio papel como educadores bem como nossas práticas e aprendizados na construção das competências em sala de aula e nos permitiu considerar provisoriamente que se faz necessário reformular os momentos de formação continuada dos professores para abordar de forma mais comprometida o tema “competências”.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

______, Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).

_______, Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá. Edufmt.2005.

MACHADO, L. A. (1996) Institucionalização da lógica das competências no Brasil. Pró-Posições, Campinas, v. 13, n. 1, p. 92-110, jan./abr. 2002

OLIVEIRA, Persio Santos. Introdução a Sociologia. São Paulo: ática, 2001 p. 217.PERRENOUD, Ph. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre :Artmed Editora (trad. en portugais de Construire des compétences dès l'école. Paris : ESF, 1997, 2e éd. 1998).

____________, Porquê construir competências a partir da escola ? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades. Porto : ASA Editores. 2001

https://ensaiosdegenero.wordpress.com/2011/12/22/entre-os-usos-de-e-x/Acesso em 10/06/2015

MORIN, Edgar. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. SãoPaulo: Cortez, 3a. ed, 2001

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Lisboa: Afrontamento, 1997.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/03/falta-de-acompanhamento-psicologico-e-maior-problema-na-escola-dizem-professores.html Acesso em 12/06/2015

http://www.napratica.org.br/tag/denis-mizne/ Acesso em 12/06/2015

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/dez-tendencias-da tecnologia-na-educacao.html. Acesso em 10/06/2015

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/dez-tendencias-da-tecnologia-na-educacao.html Acesso em 13/06/2015