ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE E A CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: INTERROGAÇÕES DE NOSSO TEMPO

Aluisio Ricardo de Souza, Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender o ato de ensinar na contemporaneidade, na construção insurgente da “dodiscência” considerando a ação docente nos anos iniciais do ensino fundamental, com o auxílio dialógico das obras de Paulo Freire (1967; 1981; 1986; 1993; 1996; 2000; 2014) e de outros autores que se filiam ao pensamento freiriano: Alves (1980; 1994); Brandão (1981; 2005); Gadotti (2003; 2007; 2019); Tardif (2002; 2005). A metodologia utilizada foi um estudo qualitativo/exploratório, sendo os dados coletados por meio de um questionário enviado aos participantes da pesquisa via formulário Google Forms. Os dados foram analisados e discutidos sob o olhar de quatro dimensões: 1) saberes pertinentes ao ato de ensinar na contemporaneidade na construção insurgente das dodiscências; 2) possíveis desdobramentos na caminhada docente, tendo como contribuição a dodiscência; 3) alteridade dos estudantes a partir da dodiscência no processo de ensino e aprendizagem; e 4) narrativas dos professores e das professoras frente ao ato de ensinar e ao encantamento da dodiscência. Entre os principais resultados, destacam-se os aspectos: afetividade, alteridade, autonomia, curiosidade, diálogo, entendimento, história, mediação, prática, troca, respeito. Palavras que provocam situações geradoras de perguntas e contextualização do e no mundo, sendo a presença da dodiscência providencial para o itinerário educacional.


Palavras-chave


Ensinar. Aprender. Dodiscência. Itinerário educacional

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