TRAJETÓRIAS DE VIDA E SABERES DOCENTES: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente estudo aborda a temática dos saberes docentes no que se refere às trajetórias dos professores como alunos, dos processos de formação de que participaram e de suas práticas cotidianas. Nesse sentido, o objetivo estabelecido foi o de identificar a compreensão dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Lages – SC, acerca dos saberes necessários para a construção da prática pedagógica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva por meio de um estudo de caso. Por sua vez, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário composto por perguntas fechadas e abertas, respondido por cinco professoras com diferentes tempos de serviço prestado ao magistério, além de uma entrevista semiestruturada com a gestora escolar. Para a análise desses dados foi adotada uma abordagem qualitativa a partir da técnica de análise de conteúdo. Os significados desses dados foram discutidos por meio de uma revisão bibliográfica que se fundamentou na leitura de autores de referência na área, tais como como Tardif, Morin, Charlot, Arruda e Pimenta. Esta última, conceitua os saberes docentes como aqueles provenientes das experiências, do conhecimento e pedagógicos, as mesmas categorias apresentadas ao longo desse texto. Por fim, os resultados da pesquisa permitiram concluir que a constituição do ser professor acontece a todo o momento. A busca por uma identidade docente passa, necessariamente, pela construção coletiva da sua concepção pedagógica mediante a renovação contínua das suas práticas, ou seja, seu processo de formação e autoformação continuada e, evidentemente, pela reflexão sobre o fazer didático-pedagógico no cotidiano da sala de aula.
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