EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS E SUAS PROVOCAÇÕES
Resumo
Este artigo apropria resultados de incursões em diferentes espaços educativos para trazer reflexões sintonizadas com a situação política que experenciamos atualmente no país. Aludimos, assim, os tensionamentos à consolidação de nossa recente democracia e os apelos por participação política, com destaque à garantia de direitos na área de educação, mas o fazemos indo ao cotidiano da escola. Propomo-nos a discutir as práticas que conduzimos como educadores, tomando-as desde as possibilidades de participação dos educandos. Assim, narramos duas experiências como educadores-pesquisadores, uma na modalidade EJA de uma escola pública municipal e outra em uma escola estadual ocupada, ambas em Porto Alegre/RS. Nossas análises são perpassadas por considerações sobre a pertinência de uma prática pedagógica contextualizada e pela compreensão das práticas juvenis contemporâneas, em articulação à ação política dos secundaristas, visando discutir provocações possíveis ao fazer educativo e aos tempos institucionais escolares.
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PDFReferências
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