O DESAFIO E AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Leda Lísia Franciosi Portal

Resumo


O estudo sobre a Formação Continuada sugere uma reflexão sobre qual o interesse do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no investimento em Formação Continuada, que contemple e enriqueça a autoformação de seus educadores para o desenvolvimento de uma Educação para a Inteireza.  Essa pesquisa está vinculada ao grupo de Pesquisa EduSer/PUCRS.  Das análises emergiram as seguintes categorias: a) Das intenções de Formação Continuada às evidências racionalistas: o desafio de fazer-se educador no caminho vivido; b) Necessidade marcada pelo travessão existencial autoformativo. Enfatizaram os gestores entrevistados, serem oferecidas oportunidades de ações de caráter formal, centradas em capacitações externas e sem consulta prévia ou avaliação posterior dos educadores, chegando alguns depoimentos a alertar sobre a oferta de capacitações com temas que nada acrescentam ao exercício da docência, tornando-se desinteressantes e até desnecessárias.

Palavras-chave


transdisciplinaridade; autoformação; inteireza do ser.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.