A IMPORTÂNCIA DO STATUS SOCIAL, COMPORTAMENTAL E DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
AZZI, Roberta G.; POLYDORO, Soely A. J. Autoeficácia proposta por Albet Bandura:algumas discussões. In: AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (orgs.).
Autoeficácia em diferentes contextos. Campinas: Alínea, 2006. p.9-23.
BOSA, Cleonice. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev.Bras. Psiquiatr., v.28, supl. I, p.547-553, 2006.
BOSA, Cleonice Alves; CZERMAINSKI, Fernanda R.; BRANDAO, L. A relação entre funções executivas e a sintomatologia dos transtornos do espectro do autismo: caso clínico. Neuropsicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica / Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP, 2001.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão, v. 4,n. 1, p. 7-17, 2008.
BRAUN, Patrícia; VIANNA Márcia M. Atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncional e plano de ensino individualizado: desdobramentos de um fazer pedagógico. In PLETSCH, M. D. & DAMASCENO, A. (orgs). Educação especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ: EDUR, p. 23-34, 2011.
CAMARGO, S. P. H.; BOSA C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia e Sociedade, v. 21, p. 63-74, 2009.
CAPELLINI, V.L.M.F.; RODRIGUES, O. M.R. R. Educação Inclusiva: um novo olhar para a avaliação e o planejamento de ensino. Bauru: UNESP/FC, 2012.
COSTA, D.S; SCHMIDIT, C. Plano Educacional Individualizado para estudantes com autismo: revisão conceitual. Cadernos de Educação, n. 61, jan/jun, p. 102-128, 2019.
CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão. Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak. Ed, 2009.
CUNNINGHAM; Alisson B.; SCHREIBMAN, Laura. Stereotypy in autism: theimportance of function. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 2, p. 469-479,2008.
DIAS, Natália; SEABRA, Alessandra. Programa de Intervenção em Autorregulação e funções executivas. São Paulo: Memnon, 2013.
DIERINGER, S. T.; ZODER-MARTELL, k.; PORRETTA, D. L.; BRICKER, A.; KABAZIE, J. Increasing physical activity in children with autism through music, prompting, and modeling. Psychology in the Schools, v. 54, n. 4, p. 421-432 2017.
DUARTE, C.P.; SILVA, L.C.; VELLOSO, R.L. Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018.
FIEBICH, A. Pluralism, social cognition, and interaction in autismo. Philosophical Psychology, v. 30, n. 1–2, p. 161–184, 2017.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. S. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 343-356, 2007.
GULSRUD, A. C.; HELLEMANN, G.; SHIRE, S.; KASARI, C. Isolating active ingredients in a parent-mediated social communication intervention for toddlers with autism spectrum disorder. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 57, n. 5, p. 606–613, 2016.
KAALE, A.; SMITH, L.; NORDAHL-HANSEN A.; FAGERLAND, M. W.; KASARI, C. Early interaction in autism spectrum disorder: Mothers' and children's behaviours during joint engagement. Child Care Health Development. v. 44, p. 312–318, 2017.
LEAR, Kathy.Help Us Learn: A Self-Paced Training Program for ABA. Part I:Training Manual. Canada, 2.ed. 2004.
MALHEIROS, G. C.; PEREIRA, M. L. C. P.; MANSUR, M. C.; MANSUR, O. M. F. C.; NUNES, L. R. O. P. Benefícios da intervenção precoce na criança Autista. Revista Científica da FMC, v. 12, n. 1, p. 36-44, 201
MELLO, A. F. G.; HOSTINS, R C. L. Construção mediada e colaborativa de instrumentos de avaliação da aprendizagem na escola inclusiva. Revista Educação Especial | v. 31 | n. 63 | p. 1025-1038 | out./dez. Santa Maria, 2018.
MOREIRA, Janete; VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. Oportunidades de autorregulação em contexto pré-escolar: percepções e práticas de educadores de infância. Educ.Pesqui., vol 45. São Paulo, 2019
NUNES, D. R. P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial | v. 26 | n. 47 | p. 557-572 | set./dez. 2013
PACHECO, J. et al. Caminhos para inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PEREIRA, D. M.; NUNES, D. R. P. Diretrizes para a elaboração do PEI comoinstrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Revista Educação Especial | v. 31 | n. 63 | p. 939-960 | out./dez. 2018
REDIG, A. G.; MASCARO, C. A. A. C.; DUTRA, F. B. S. A formação continuada do professor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa? Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , v.4, n. 1, p. 33-44, 2017 - Edição Especial
REX, C.; CHARLOP, M. H.; SPECTOR, V. Using Video Modeling as an Anti bullying Intervention for Children with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48 p. 2701–2713, 2018.
RODRIGUES, V. ALMEIDA, M. A. Modelagem em Vídeo para o Ensino de Habilidades de Comunicação a Indivíduos com Autismo: Revisão de Estudos. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.23, n.4, p.595-606, Out.-Dez., 2017
SCHMIDT, C.; NUNES, D. R. P.; PEREIRA, D. M.; OLIVEIRA, V. F.; NUERNBERG, A. H.; KUBASKI, C. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 18, n. 1, p. 222-235, 2016.
SELLA, Ana Carolina; RIBEIRO, Daniela Mendonça. Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Curitiba: Appris, 1. Ed., 2018.
SILVA, M. C.; ARANTES, A.; ELIAS, N. C.; Uso de histórias sociais em sala de aula para crianças com autismo. Psicologia em Estudo, v. 25, 2020.
SOUZA, Renata Ferreira de; NUNES, Débora Regina de Paula. Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações. Revista de Educação Especial, v. 32, 2019.
TANNÚS-VALADÃO, G.; MENDES, E. G. Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Revista Brasileira de Educação v. 23, e230076, p. 1-18, 2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
WALTER, C. C. F.; NUNES, L. R. O. P. Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 587-602, 2013.
WHITMAN, T. L. O Desenvolvimento do Autismo: social, cognitivo, linguístico sensório-motor e perspectivas biológicas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2015.
ZIMMERMAN, B. J. From Cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive Carrier path. Educational psychologist, v.48, n.3, p.135-147, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.