IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO SISTÊMICO E AS COMPETÊNCIAS DO GESTOR EDUCADOR

José Valmir Calori, Marina Patrício de Arruda, Rodrigo Patrício de Arruda

Resumo


A complexidade do mundo atual imposta pela globalização e as recorrentes demandas de inovações instigam discussões sobre competências do gestor do século XXI. Nesse sentido, percebemos a necessidade de um olhar diferente em busca de um melhor entendimento sobre as questões da gestão. Esse artigo objetivou refletir sobre as implicações do pensamento sistêmico e as competências do gestor educador. Para tanto, a revisão Narrativa (RN), foi uma metodologia importante para a busca de atualizações a respeito desse específico e emergente tema num curto período de tempo. O pensamento sistêmico como fundamento teórico dá sentido à essa reflexão se considerarmos as transformações consolidadas pelas tecnologias e outras formas de gerenciamento das organizações que implicam em métodos de trabalho integrados e saberes inovadores. Esta reflexão indicou a necessidade de se pensar sobre a interdependência das coisas criticando todas as formas de organização disciplinar dos conhecimentos fracionados. O pensamento sistêmico permitiu-nos descobrir que o gestor é também um educador.


Palavras-chave


Gestor educador; Competências; Pensamento sistêmico.

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