ESTUDO DE CASO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS À PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo teve por objetivo investigar quais são os saberes necessários à pratica docente no ensino superior, para então conhecer o entendimento acerca deles e como é a formação docente de professores de diferentes áreas do conhecimento. O método do estudo desta pesquisa enquadra-se como uma abordagem qualitativa sendo frequentemente utilizada para a coleta de dados na área de estudos educacionais organizacionais. É de finalidade básica, pois tem como objetivo a construção de conhecimentos fundamentais a partir do estudo de diferentes objetos; é uma pesquisa descritiva, é de caráter exploratório dado ao fato de que visa criar maior familiaridade com o fato ou fenômeno, o princípio de acessibilidade foi utilizado como critério de escolha dos sujeitos da pesquisa. Os dados coletados para a pesquisa foram tratados a partir da análise de conteúdo tendo como argumento as teorias sobre saberes docentes e formação profissional de Edgar Morin e Maurice Tardif respectivamente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competências pedagógicas do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento – 17ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro – 5ª ed. São Paulo: Cortex Editora; Brasília, DF: UNESCO,2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Teresópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.