MOBILIZAR AS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ENSAIO SOBRE EXPERIENCIAS DA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, c1994.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de janeiro: Objetiva, 1995.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
MOURTHE JUNIOR, Carlos Alberto; LIMA, Valéria Vernaschi; PADILHA, Roberto de Queiroz. Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 65, p. 577-588, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 set. 2018.
WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017.
Filmes:
FURTADO, Jorge. Esta não é sua vida. Porto Alegre, 1991.
LE MAISTRE, Gilles. Le premier cri. França, 2007.