ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: O QUE OS PROFESSORES REALIZAM
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMERICAM PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992 p.
Bardin, L. Análise de conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 1977.
BRAUN, Patrícia; VIANNA Márcia M. Atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncional e plano de ensino individualizado: desdobramentos de um fazer pedagógico. In PLETSCH, M. D. & DAMASCENO, A. (orgs). Educação especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ: EDUR, p. 23-34, 2011.
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasilia: MEC/SEESP, 2008.
FAVORETTO, N. C. & LAMÔNICA, D. A. C. Conhecimentos e necessidades dos Professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 1, p. 103-116, Jan.-Mar., 2014
HEFLIN, J. ALAIMO, D. F. Students with autismo spectrum disorders: effective instructional practices. Upper Saddle River: Pearson Education, 1 ed, 2007.
LAMPRÉIA, C. A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo. Estudos de Psicologia. Campinas 24(1) p. 105-114. Janeiro – março, 2007.
MARQUES, A. H.; BARBOSA, V. M.; GOMES, L. T. S. A inclusão do estudante com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: os desafios enfrentados pelo docente nesse processo. Revista diálogos e perspectivas em educação especial , v.5, n.2, p. 11-28, jul.-dez., 2018.
MILLAN, Ana Elisa; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Ensino de Habilidades Rudimentares de Leitura para Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 1, p. 133-154, mar. 2019.
NUNES, Débora R.P., SCHMIDT, Carlo. Educação Especial e Autismo: Das práticas baseadas em evidências à escola. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n 173, p. 84-104, jul/set. 2019.
OLIVEIRA, Eloiza de; MACHADO, Katia S. Adaptações curriculares: caminho para uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7letras, 2013. p. 36 – 52.
REDIG, A. G.; MASCARO, C. A. A. C.; DUTRA, F. B. S. A formação continuada do professor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa? Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , v.4, n. 1, p. 33-44, 2017 - Edição Especial