DIÁLOGOS COM O NEPCA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO

Luana Ribeiro Bueno, Maria Teresa Duarte Nogueira, Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Anna Treptow Weinberger

Resumo


O presente trabalho busca apresentar uma proposta de formação sobre Transtorno do espectro autista, Necessidades educativas especiais e educação especial na perspectiva da educação inclusiva, para a comunidade em geral, que é oferecida pelo Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas, que desde 2015 vem desenvolvendo pesquisas e formações na região Sul do estado do Rio Grande do Sul, em parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas, e universidades federais do país, assim como a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul. Essa proposta de formação intitulou-se Diálogos com o Núcleo de estudos e pesquisas em cognição e aprendizagem (NEPCA), e desde seu surgimento vem demonstrando uma grande aceitação e aderência da comunidade. Pelotas é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e tem cada vez mais profissionais carentes e que buscam atualização quanto à sua prática diária, principalmente pelos professores de educação infantil ao ensino superior, pois através da legislação se assegura um acesso à estes espaços pelo público alvo da educação especial, porém, em muitos casos, os profissionais não tem preparo e/ou conhecimento mínimo para oferecer um acesso e continuidade aos estudos, de qualidade, para os alunos. Trata-se de um relato de experiência através do olhar da equipe organizadora do evento. Diante do retorno dos ouvintes e participantes dos cinco diálogos ocorridos até o presente momento, é possível identificar que a formação continuada, de fácil acesso, é extremamente importante para os profissionais e familiares de crianças público alvo da educação especial.

Palavras-chave


necessidades educativas especiais. Formação continuada. Transtorno do espectro autista.

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Referências


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