A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE

Camila Machado Ribeiro da Silva, Izabel Cristina Feijó de Andrade, Marina Patrício de Arruda

Resumo


Esse projeto de TCC tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) a proposta pedagógica da Educação Infantil, especialmente com relação ao tempo e espaço físico ocupado pelas crianças. Para tanto foi necessário identificar as habilidades sugeridas na BNCC para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil; identificar a articulação entre a organização do espaço e do tempo explicitados na BCNN e nas DCNEB para a educação infantil; e, verificar o conceito de infância e de criança propostos por nesses documentos oficiais. A pesquisa feita para este projeto foi qualitativa, por meio de estudos de documentos como as DCNEB e a BNCC, estes documentos foram selecionados, pois o projeto busca entender qual a proposta pedagógica da Educação infantil presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB)? O estudo foi feito por meio de observação de três escolas dos municípios de Florianópolis e São José, onde o espaço oferecido e as crianças foram examinados em diferentes momentos, procurando analisar sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Além disso, foram feitas entrevistas com os educadores envolvidos com as turmas observadas para complementar à pesquisa. Podemos considerar ao final desse estudo que é papel do educador, orientar brincadeiras, estimular a curiosidade e ter consciência de que as crianças costumam reproduzir o comportamento que as pessoas usam com elas.

Palavras-chave


Educação Infantil; Desenvolvimento integral e aprendizagem. BNCC.

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