A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E APRENDIZAGEM DE QUALIDADE
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, B.M.F. Infâncias e educação infantil: aspectos históricos, legais e pedagógicos. Dossiê temático. Revista Aleph: Riode Janeiro, Ano V, n. 16, p.21-34, dez. 2011. Disponível em: .Acesso em: 16 maio.2019.
AMABILE, A. E. N. Políticas Públicas. IN: CASTRO, C. L. F. de; GONTIJO, C. R. B; AMABILE, A. E. N. (Orgs). Dicionário de políticas públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012.
AMORIM, K. S. Estado da arte sobre consciência fonológica na educação infantil no Brasil no período de 2001-2011. 2014, 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador/Bahia, 2014.
BITTENCOURT, E. de S. Políticas de Educação na atualidade como desdobramento da
Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. In: MORAES, B. M. de et al. (Orgs.). Políticas públicas de educação. Rio de Janeiro: Ministério Público do Rio de Janeiro; Universidade Federal Fluminense, 2017.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na educação infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em . acesso em 22 de maio de 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p.
BRASIL, 2014. PNE Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível: . Acesso em: 22 jul. 2018
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2017. 542p.
CAXIAS, A. da S. A relação entre a consciência fonológica e a aquisição da escrita: ressignificando o processo. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba: Mamanguape/PB, 2015.
DANTAS, E. L. S. educação infantil, cultura, currículo e conhecimento: sentidos da discussão. Natal/RN, 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
FREITAS, L. C. de. Residência pedagógica do MEC: manifesto das entidades. 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 abril.2018.
HASS, B. I. O currículo na educação infantil: (des)considerações históricas e a base nacional comum curricular. In: Anais do IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação. / Universidade do Oeste de Santa Catarina. Joaçaba, SC: Unoesc, 2016.
LEITE, T. M. S. B. R.; MORAIS, A. G. de. O Ensino do Sistema de Escrita alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? In: BRASIL. A aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. UNIDADE 3 | ANO 1. Ministério da Educação, Brasília, 2012.
LEITÃO, Fátima Maria Araújo Saboia. O trabalho com projetos e o desenvolvimento profissional dos educadores de educação infantil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011
MARANHÃO, P. C. S.; CUNHA PINTO, S. M, P. da; PEDRUZZI, C.M. Fonoaudiologia e educação infantil: uma parceria necessária. Revista CEFAC. v.11, n.1, p.59-66. Jan./mar. 2009.
MARCONI, M. de A. LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORAIS, A. G. de; SILVA, A. Consciência fonológica na educação infantil: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e aprendizado da escrita alfabética. In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
NUNES, M. F. R. Educação infantil no Estado do Rio de Janeiro: um estudo das estratégias municipais de atendimento. Rio de Janeiro, 2005, Tese de doutorado, UFRJ.
SARGIANI, R. de A. Fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita em português do Brasil: efeitos dos fonemas, gestos articulatórios e sílabas na aquisição do mapeamento ortográfico. 2016. 213 f. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano) - USP, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2016.
TIRIBA, Léa. Diálogos entre a arquitetura e a pedagogia: educação e vivência do espaço. Organização: Zóia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais ISSN: 1808- 6535 Publicada em junho de 2008. P.27-43.
VESPOLI, A.C.T. A consciência fonológica e o programa ler e escrever. 2013. 175f. Dissertação (Mestrado em Ciência Humanas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas: Campinas, 2013