Compreenda a personalidade dos estudantesCompreenda a personalidade dos estudantes
Apresentamos as definições a partir dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, filósofo, jornalista e educador que dedicou a vida a estudar o conhecimento do homem pela ciência espiritual. O temperamento retratado por características próprias, ou seja as emoções, as formas de condução de conflitos, estado de espírito, o humor, a dor e o sofrimento.
Aprenda quais são os 32 pontos na cabeça que recebem toques leves e estratégicos durante a sessão de Barras de Access. Saiba qual a relação de cada um desses pontos com as suas decisões, os seus medos, o seu equilíbrio e tudo que faz parte da sua vida.
A leitura deste livro proporciona a construção de conhecimentos relevantes sobre conceitos de Infância, Inclusão e Gestão Educacional no campo da Educação Infantil. As autoras apresentam o contexto da infância, da educação infantil e da educação inclusiva no Brasil.
É um livro marcado pela vida, feito com vida, é UM LIVRO VIDA. Nele se entrelaçam a ciência e vida. Lurdes escreve com alma, pois é uma pesquisadora que viveu e vive intensamente as discussões e reflexões presentes em sua obra. É um olhar atento, criterioso, rigoroso, mas com vivência. Não é uma escrita asséptica ou sisuda. É séria, mas comprometida com um fazer e viver realmente crítico deste componente curricular que marca a Educação Básica Nacional: O ensino religioso.
A Psicopedagogia é um campo de busca que visa apropriar-se dos processos cognitivos, sociais, emocionais, biológicos e pedagógicos relativos à aprendizagem, a relação do sujeito aprendente e seu contexto escolar e familiar, com a finalidade de dar contribuições aos envolvidos para compreensão do processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, o psicopedagogo busca levantar uma sequencia de fatos por meio de métodos que deixem verificar os aspectos, tanto concretos, quanto subjetivos do modo de aprender.
A psicopedagogia Clínica busca investigar as dimensões afetivas, cognoscitivas e sociais da pessoa que apresenta alguma dificuldade de aprendizgem. Desse modo, o psicopedagogo clínico ao traçar seu plano de intervenção inicia assim um processo investigatório para compreender a dificuldade na aprendizagem, tendo como objetivo principal de reconstituir seu modo de aprender.
Esse livro é uma produção coletiva de pesquisadores do Curso Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC e do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade do Planalto Catarinense de Lages – SC.
Para o século XXI espera-se que a prática pedagógica dos professores siga uma abordagem inovadora. É de nossa responsabilidade formar indivíduos inseridos numa realidade histórica, cuja prática preserve o diálogo, o trabalho coletivo, a reflexão e a criticidade. Isso porque o conhecimento não é mais duradouro, trata-se de um processo dinâmico, construído coletivamente e contextualizado para que possamos então dar sentido ao mundo. Um dos grandes desafios do nosso século é saber ler bem um mundo imerso na incerteza. É saber escolher caminhos, leituras e tratar informações para transforma-las em “conhecimento pertinente”, ou seja, aquele “capaz de situar qualquer informação em seu contexto”, como nos ensina Edgar Morin (2000, p. 15).
Esse livro apresenta 25 anos de compromissos assumidos com a Educação Ambiental brasileira e que contou com o movimento provocado pelo IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense na construção participativa e mobilizadora de facilitadores das mais de 50 redes e coletivos da malha da REBEA, das CIEAs nacionais, do nosso Órgão Gestor, e dos quase 300 pontos focais, possibilitaram a sistematização dessa história uma realidade.
Este livro tem o propósito de refletir sobre o currículo na esfera da Educação Infantil a partir da perspectiva transdisciplinar. O referencial teórico aqui retratado busca uma ação docente mais significativa, a partir da abordagem em que a criança é percebida na sua complexidade social, cultural, comportamental, individual e espiritual.