Para o século XXI espera-se que a prática pedagógica dos professores siga uma abordagem inovadora. É de nossa responsabilidade formar indivíduos inseridos numa realidade histórica, cuja prática preserve o diálogo, o trabalho coletivo, a reflexão e a criticidade. Isso porque o conhecimento não é mais duradouro, trata-se de um processo dinâmico, construído coletivamente e contextualizado para que possamos então dar sentido ao mundo. Um dos grandes desafios do nosso século é saber ler bem um mundo imerso na incerteza. É saber escolher caminhos, leituras e tratar informações para transforma-las em “conhecimento pertinente”, ou seja, aquele “capaz de situar qualquer informação em seu contexto”, como nos ensina Edgar Morin (2000, p. 15).
LERO que me levou a aceitar escrever este Prefácio? A resposta a essa pergunta encontro em dois importantes e significativos aspectos: conhecimento e apreço as suas organizadoras e tema por elas escolhido para ser, nesse livro, apresentado e discutido nos capítulos que o constitui. Quanto ao primeiro aspecto, dedico e direciono minha resposta, a cada uma das organizadoras que, em diferentes tempos e espaços, compartilharam comigo momentos de suas vidas bem como estudos e pesquisas em torno de questões que nos afligiam e afligem enquanto educadoras universitárias que somos.
LEREssa cartilha tem o objetivo de socializar o conhecimento gerado e o percurso metodológico desenvolvido ao longo de dois anos pelos pesquisadores do Projeto “Ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior: subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina”. E, contribui com a identificação de indícios, subsídios e estratégias aplicáveis na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão ambiental nas IES.
LERAprenda quais são os 32 pontos na cabeça que recebem toques leves e estratégicos durante a sessão de Barras de Access. Saiba qual a relação de cada um desses pontos com as suas decisões, os seus medos, o seu equilíbrio e tudo que faz parte da sua vida.
LERPrefaciar esse livro “Formação de professores: das políticas públicas para a compreensão do ensino religioso no Brasil”, escrito por Lurdes Caron, muito me orgulha e, ao mesmo tempo, me desafia a pensar: qual a dimensão que se perdeu no tempo e que deixou a educação tão dura e sem sentido?. Reúne em cinco capítulos textos sobre a temática “Formação de educadores” dentro da perspectiva do trabalho do Ensino Religioso, os quais são dispostos de forma intensa e com respaldo teórico e político.
LEREste livro socializa os resultados do projeto " Ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior: subsídios às políticas institucionais em Santa Catarina", realizado em oito instituições de Educação Superior de Santa Catarina. Os trabalhos aqui apresentados ampliam e enriquece os estudos brasileiros e latino americanos sobre a temática de ambientalização curricular.
LERFiquei extremamente contente com o convite de Lurdes Caron para prefaciar seu terceiro livro sobre a Formação de Professores para o Ensino Religioso, o que revela seu próprio propósito de vida pessoal e profissional. Considero que esse livro, é uma fonte sistematizada para outras pesquisas no campo da formação de professores de Ensino Religioso e da(s) Ciência(s) da Religião, pois traz uma descrição da história sociopolítico-cultural catarinense. Mostrou que o Estado de Santa Catarina é marcado pela influência da cultura de matriz cristã, mas que na diversidade do pluralismo cultural da sociedade brasileira, busca dialogar com as diferentes culturas e tradições religiosas, com as culturas indígenas e afrodescendentes.
LERA psicopedagogia Clínica busca investigar as dimensões afetivas, cognoscitivas e sociais da pessoa que apresenta alguma dificuldade de aprendizgem. Desse modo, o psicopedagogo clínico ao traçar seu plano de intervenção inicia assim um processo investigatório para compreender a dificuldade na aprendizagem, tendo como objetivo principal de reconstituir seu modo de aprender.
LEREsse livro apresenta 25 anos de compromissos assumidos com a Educação Ambiental brasileira e que contou com o movimento provocado pelo IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense na construção participativa e mobilizadora de facilitadores das mais de 50 redes e coletivos da malha da REBEA, das CIEAs nacionais, do nosso Órgão Gestor, e dos quase 300 pontos focais, possibilitaram a sistematização dessa história uma realidade.
LEREste livro tem o propósito de refletir sobre o currículo na esfera da Educação Infantil a partir da perspectiva transdisciplinar. O referencial teórico aqui retratado busca uma ação docente mais significativa, a partir da abordagem em que a criança é percebida na sua complexidade social, cultural, comportamental, individual e espiritual.
LERSinto-me agradecida pelo convite e parabenizo a autora Lurdes Caron, defensora incansável do Ensino Religioso nas escolas. Se entendermos a religiosidade é uma dimensão humana, cujo cultivo busca a plena realização do ser humano, então será óbvia a contemplação deste aspecto na proposta de sua educação.
LERA leitura deste livro proporciona a construção de conhecimentos relevantes sobre conceitos de Infância, Inclusão e Gestão Educacional no campo da Educação Infantil. As autoras apresentam o contexto da infância, da educação infantil e da educação inclusiva no Brasil.
LERÉ com alegria e satisfação que como prefaciadora me coloco na situação de quem tem o privilégio da prioridade da leitura do livro Educação Inclusiva: compartilhando saberes e fazeres, organizado pelas queridas professoras Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron. Compartilhar saberes sobre educação inclusiva é um ato de responsabilidade e sabedoria por desvelar aspectos, que imbricados entre si, dão o tom da educação inclusiva que ocorre onde nós pisamos. Dessa forma, parabenizo as organizadoras por distribuírem o conhecimento que se constrói com tanto esmero e dedicação dentro dos Programas de pós-graduação em Educação como é o caso do PPGE-UNIPLAC.
LERA Psicopedagogia é um campo de busca que visa apropriar-se dos processos cognitivos, sociais, emocionais, biológicos e pedagógicos relativos à aprendizagem, a relação do sujeito aprendente e seu contexto escolar e familiar, com a finalidade de dar contribuições aos envolvidos para compreensão do processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, o psicopedagogo busca levantar uma sequencia de fatos por meio de métodos que deixem verificar os aspectos, tanto concretos, quanto subjetivos do modo de aprender.
LERCompreenda a personalidade dos estudantesCompreenda a personalidade dos estudantes
Apresentamos as definições a partir dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, filósofo, jornalista e educador que dedicou a vida a estudar o conhecimento do homem pela ciência espiritual. O temperamento retratado por características próprias, ou seja as emoções, as formas de condução de conflitos, estado de espírito, o humor, a dor e o sofrimento.
É um livro marcado pela vida, feito com vida, é UM LIVRO VIDA. Nele se entrelaçam a ciência e vida. Lurdes escreve com alma, pois é uma pesquisadora que viveu e vive intensamente as discussões e reflexões presentes em sua obra. É um olhar atento, criterioso, rigoroso, mas com vivência. Não é uma escrita asséptica ou sisuda. É séria, mas comprometida com um fazer e viver realmente crítico deste componente curricular que marca a Educação Básica Nacional: O ensino religioso.
LEREsse livro é uma produção coletiva de pesquisadores do Curso Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC e do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade do Planalto Catarinense de Lages – SC.
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