Fiquei extremamente contente com o convite de Lurdes Caron para prefaciar seu terceiro livro sobre a Formação de Professores para o Ensino Religioso, o que revela seu próprio propósito de vida pessoal e profissional. Considero que esse livro, é uma fonte sistematizada para outras pesquisas no campo da formação de professores de Ensino Religioso e da(s) Ciência(s) da Religião, pois traz uma descrição da história sociopolítico-cultural catarinense. Mostrou que o Estado de Santa Catarina é marcado pela influência da cultura de matriz cristã, mas que na diversidade do pluralismo cultural da sociedade brasileira, busca dialogar com as diferentes culturas e tradições religiosas, com as culturas indígenas e afrodescendentes.
LERCompreenda a personalidade dos estudantesCompreenda a personalidade dos estudantes
Apresentamos as definições a partir dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, filósofo, jornalista e educador que dedicou a vida a estudar o conhecimento do homem pela ciência espiritual. O temperamento retratado por características próprias, ou seja as emoções, as formas de condução de conflitos, estado de espírito, o humor, a dor e o sofrimento.
Este livro socializa os resultados do projeto " Ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior: subsídios às políticas institucionais em Santa Catarina", realizado em oito instituições de Educação Superior de Santa Catarina. Os trabalhos aqui apresentados ampliam e enriquece os estudos brasileiros e latino americanos sobre a temática de ambientalização curricular.
LERÉ com alegria e satisfação que como prefaciadora me coloco na situação de quem tem o privilégio da prioridade da leitura do livro Educação Inclusiva: compartilhando saberes e fazeres, organizado pelas queridas professoras Izabel Cristina Feijó de Andrade e Lurdes Caron. Compartilhar saberes sobre educação inclusiva é um ato de responsabilidade e sabedoria por desvelar aspectos, que imbricados entre si, dão o tom da educação inclusiva que ocorre onde nós pisamos. Dessa forma, parabenizo as organizadoras por distribuírem o conhecimento que se constrói com tanto esmero e dedicação dentro dos Programas de pós-graduação em Educação como é o caso do PPGE-UNIPLAC.
LERA psicopedagogia Clínica busca investigar as dimensões afetivas, cognoscitivas e sociais da pessoa que apresenta alguma dificuldade de aprendizgem. Desse modo, o psicopedagogo clínico ao traçar seu plano de intervenção inicia assim um processo investigatório para compreender a dificuldade na aprendizagem, tendo como objetivo principal de reconstituir seu modo de aprender.
LERPara o século XXI espera-se que a prática pedagógica dos professores siga uma abordagem inovadora. É de nossa responsabilidade formar indivíduos inseridos numa realidade histórica, cuja prática preserve o diálogo, o trabalho coletivo, a reflexão e a criticidade. Isso porque o conhecimento não é mais duradouro, trata-se de um processo dinâmico, construído coletivamente e contextualizado para que possamos então dar sentido ao mundo. Um dos grandes desafios do nosso século é saber ler bem um mundo imerso na incerteza. É saber escolher caminhos, leituras e tratar informações para transforma-las em “conhecimento pertinente”, ou seja, aquele “capaz de situar qualquer informação em seu contexto”, como nos ensina Edgar Morin (2000, p. 15).
LEREsse livro apresenta 25 anos de compromissos assumidos com a Educação Ambiental brasileira e que contou com o movimento provocado pelo IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense na construção participativa e mobilizadora de facilitadores das mais de 50 redes e coletivos da malha da REBEA, das CIEAs nacionais, do nosso Órgão Gestor, e dos quase 300 pontos focais, possibilitaram a sistematização dessa história uma realidade.
LEREste livro tem o propósito de refletir sobre o currículo na esfera da Educação Infantil a partir da perspectiva transdisciplinar. O referencial teórico aqui retratado busca uma ação docente mais significativa, a partir da abordagem em que a criança é percebida na sua complexidade social, cultural, comportamental, individual e espiritual.
LERÉ um livro marcado pela vida, feito com vida, é UM LIVRO VIDA. Nele se entrelaçam a ciência e vida. Lurdes escreve com alma, pois é uma pesquisadora que viveu e vive intensamente as discussões e reflexões presentes em sua obra. É um olhar atento, criterioso, rigoroso, mas com vivência. Não é uma escrita asséptica ou sisuda. É séria, mas comprometida com um fazer e viver realmente crítico deste componente curricular que marca a Educação Básica Nacional: O ensino religioso.
LERO que me levou a aceitar escrever este Prefácio? A resposta a essa pergunta encontro em dois importantes e significativos aspectos: conhecimento e apreço as suas organizadoras e tema por elas escolhido para ser, nesse livro, apresentado e discutido nos capítulos que o constitui. Quanto ao primeiro aspecto, dedico e direciono minha resposta, a cada uma das organizadoras que, em diferentes tempos e espaços, compartilharam comigo momentos de suas vidas bem como estudos e pesquisas em torno de questões que nos afligiam e afligem enquanto educadoras universitárias que somos.
LERA leitura deste livro proporciona a construção de conhecimentos relevantes sobre conceitos de Infância, Inclusão e Gestão Educacional no campo da Educação Infantil. As autoras apresentam o contexto da infância, da educação infantil e da educação inclusiva no Brasil.
LERSinto-me agradecida pelo convite e parabenizo a autora Lurdes Caron, defensora incansável do Ensino Religioso nas escolas. Se entendermos a religiosidade é uma dimensão humana, cujo cultivo busca a plena realização do ser humano, então será óbvia a contemplação deste aspecto na proposta de sua educação.
LEREssa cartilha tem o objetivo de socializar o conhecimento gerado e o percurso metodológico desenvolvido ao longo de dois anos pelos pesquisadores do Projeto “Ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior: subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina”. E, contribui com a identificação de indícios, subsídios e estratégias aplicáveis na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão ambiental nas IES.
LERPrefaciar esse livro “Formação de professores: das políticas públicas para a compreensão do ensino religioso no Brasil”, escrito por Lurdes Caron, muito me orgulha e, ao mesmo tempo, me desafia a pensar: qual a dimensão que se perdeu no tempo e que deixou a educação tão dura e sem sentido?. Reúne em cinco capítulos textos sobre a temática “Formação de educadores” dentro da perspectiva do trabalho do Ensino Religioso, os quais são dispostos de forma intensa e com respaldo teórico e político.
LERAprenda quais são os 32 pontos na cabeça que recebem toques leves e estratégicos durante a sessão de Barras de Access. Saiba qual a relação de cada um desses pontos com as suas decisões, os seus medos, o seu equilíbrio e tudo que faz parte da sua vida.
LEREsse livro é uma produção coletiva de pesquisadores do Curso Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC e do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade do Planalto Catarinense de Lages – SC.
LERA Psicopedagogia é um campo de busca que visa apropriar-se dos processos cognitivos, sociais, emocionais, biológicos e pedagógicos relativos à aprendizagem, a relação do sujeito aprendente e seu contexto escolar e familiar, com a finalidade de dar contribuições aos envolvidos para compreensão do processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, o psicopedagogo busca levantar uma sequencia de fatos por meio de métodos que deixem verificar os aspectos, tanto concretos, quanto subjetivos do modo de aprender.
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