E-books

Ambientalização Curricular na Educação Superior: praticar a teoria e teorizar a prática

BAIXAR
courses

TEMPERAMENTO

Compreenda a personalidade dos estudantesCompreenda a personalidade dos estudantes
Apresentamos as definições a partir dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, filósofo, jornalista e educador que dedicou a vida a estudar o conhecimento do homem pela ciência espiritual. O temperamento retratado por características próprias, ou seja as emoções, as formas de condução de conflitos, estado de espírito, o humor, a dor e o sofrimento.

courses

GUIA PRÁTICO DE BARRA DE ACCESS

Aprenda quais são os 32 pontos na cabeça que recebem toques leves e estratégicos durante a sessão de Barras de Access. Saiba qual a relação de cada um desses pontos com as suas decisões, os seus medos, o seu equilíbrio e tudo que faz parte da sua vida.

courses

A EDUCAçãO INCLUSIVA NA EDUCAçãO INFANTIL: COMPROMISSOS E DESAFIOS DA GESTãO EDUCACIONAL

A leitura deste livro proporciona a construção de conhecimentos relevantes sobre conceitos de Infância, Inclusão e Gestão Educacional no campo da Educação Infantil. As autoras apresentam o contexto da infância, da educação infantil e da educação inclusiva no Brasil.

courses

EDUCAçãO RELIGIOSA ESCOLAR EM SANTA CATARINA ENTRE CONQUISTAS E CONCESSõES: UMA EXPERIêNCIA ECUMêNICA COM ENFOQUE NA FORMAçãO DE PROFESSORES.

É um livro marcado pela vida, feito com vida, é UM LIVRO VIDA. Nele se entrelaçam a ciência e vida. Lurdes escreve com alma, pois é uma pesquisadora que viveu e vive intensamente as discussões e reflexões presentes em sua obra. É um olhar atento, criterioso, rigoroso, mas com vivência. Não é uma escrita asséptica ou sisuda. É séria, mas comprometida com um fazer e viver realmente crítico deste componente curricular que marca a Educação Básica Nacional: O ensino religioso.

courses

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS

A Psicopedagogia é um campo de busca que visa apropriar-se dos processos cognitivos, sociais, emocionais, biológicos e pedagógicos relativos à aprendizagem, a relação do sujeito aprendente e seu contexto escolar e familiar, com a finalidade de dar contribuições aos envolvidos para compreensão do processo de ensino/aprendizagem. Para tanto, o psicopedagogo busca levantar uma sequencia de fatos por meio de métodos que deixem verificar os aspectos, tanto concretos, quanto subjetivos do modo de aprender.

courses

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: CONTRIBUIÇÕES PRÁTICAS NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A psicopedagogia Clínica busca investigar as dimensões afetivas, cognoscitivas e sociais da pessoa que apresenta alguma dificuldade de aprendizgem. Desse modo, o psicopedagogo clínico ao traçar seu plano de intervenção inicia assim um processo investigatório para compreender a dificuldade na aprendizagem, tendo como objetivo principal de reconstituir seu modo de aprender.

courses

TRILHAS E TRAVESSIAS DA INCLUSãO ESCOLAR

Esse livro é uma produção coletiva de pesquisadores do Curso Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC e do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade do Planalto Catarinense de Lages – SC.

courses

EXPERIêNCIAS E SABERES DA PRáTICA DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DO USJ

Para o século XXI espera-se que a prática pedagógica dos professores siga uma abordagem inovadora. É de nossa responsabilidade formar indivíduos inseridos numa realidade histórica, cuja prática preserve o diálogo, o trabalho coletivo, a reflexão e a criticidade. Isso porque o conhecimento não é mais duradouro, trata-se de um processo dinâmico, construído coletivamente e contextualizado para que possamos então dar sentido ao mundo. Um dos grandes desafios do nosso século é saber ler bem um mundo imerso na incerteza. É saber escolher caminhos, leituras e tratar informações para transforma-las em “conhecimento pertinente”, ou seja, aquele “capaz de situar qualquer informação em seu contexto”, como nos ensina Edgar Morin (2000, p. 15).

courses

DIáLOGOS DE SABERES E FAZERES: UMA RELEITURA DOS 25 ANOS DA TRAJETóRIA DA EDUCAçãO AMBIENTAL BRASILEIRA

Esse livro apresenta 25 anos de compromissos assumidos com a Educação Ambiental brasileira e que contou com o movimento provocado pelo IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense na construção participativa e mobilizadora de facilitadores das mais de 50 redes e coletivos da malha da REBEA, das CIEAs nacionais, do nosso Órgão Gestor, e dos quase 300 pontos focais, possibilitaram a sistematização dessa história uma realidade.

courses

UM CURRÍCULO PENSADO E VIVIDO PARA A CRIANÇA PEQUENA: UMA EDUCAçãO MAIS NATURAL, DIVERTIDA E PRODUTIVA

Este livro tem o propósito de refletir sobre o currículo na esfera da Educação Infantil a partir da perspectiva transdisciplinar. O referencial teórico aqui retratado busca uma ação docente mais significativa, a partir da abordagem em que a criança é percebida na sua complexidade social, cultural, comportamental, individual e espiritual.