Graduação em Ciências Biológicas. Doutora em Engenharia Ambiental – UFSC
Professora do Mestrado em Educação (PPGE) e Mestrado em Ambiente e saúde (PPGAS) da UNIPLAC
Universidade do Planalto Catarinense - Lages – SC - Brasil.
Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC
Grupo de Pesquisa "Educação, Estudos Ambientais e Sociedade" - GEEAS
Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - www.reasul.org.br
Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA) - www.ariusa.net
Universidade do Vale do Itajaí - Programa de >Pós-doutora em Educação Ambiental;
Doutora e mestre em Zootecnia
Professora e presidente do Comitê de Sustentabilidade do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Graduação em Pedagogia das Séries Iniciais - UDESC, Graduação em Orientação Educacional (UDESC); Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ouro Fino - MG, Especialização em Gestão Escolar- UDESC, Especialização em Tecnologias da Educação - PUC- Pontifícia Universidade Católica/RJ; Mestrado em Educação e Cultura (UDESC); Doutora em Educação, Desenvolvimento e Tecnologias pela UNISINOS/RS. Professora Secretaria de Estado da Educação de SC, Professora no Centro Universitário Municipal de São José - SC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologia, Educação a Distância (EaD), Formação de Professores, Gestão e Planejamento, Projeto Político Pedagógico e Formação em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Faculdade de Educação pela Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (2011). Pós-Doutoramento em Educação pela PUCRS em 2013. Especialista em Psicologia Transpessoal e Parapsicóloga. Especialista em Metodologia do Ensino. Especialização em Modificabilidade Cognitiva Estrutural. International.Center Enhancement Of Learning Potential, ICELP, Israel (2005);Atualmente é diretora pedagógica do COLÉGIO ALTERNATIVO TALISMÃ, professora do Centro Universitário Municipal de São José. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, criança, educação transdisciplinar, inclusão e educação infantil. Diretora Pedagógica do Instituto de Consultoria Educacional e Pós-Graduação - ICEP. Diretora Pedagógica da Escola de Desenvolvimento Humano para a Cidadania - EDHUC. 2a Líder do Grupo de Pesquisa da PUCRS: Educação para Inteireza: um (re)descobrir-se. Membro do Grupo de Pesquisa ITINERA/Curriculo da UFSC; Membro do Grupo de Pesquisa - GEPESVIDA/UNIPLAC.
Graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS/2003), pós-doutorado em Educação(PUCRS/2012). Docente e Pesquisadora dos Programas Stricto Sensu da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC - PPGE e PPGAS. Tem experiência na área de Educação e Saúde, com ênfase em temas relacionados às Linhas de pesquisa Processos Formativos em Educação e Saúde e Saberes e Práticas Interdisciplinares. Discute as contribuições da teoria da complexidade para a formação humana, Educação Permanente, Educação para Inteireza, Transição paradigmática em educação e saúde, Mediação de emoções e amorosidade com várias publicações na área. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida GEPESVIDA (UNIPLAC), integra o Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde(UNIPLAC) e Grupo Educação para inteireza: um (re)descobrir-se ( PUCRS).
CURRICULOPossui graduação em Licenciatura Plena em Letras (1976), mestrado em Educação (1985) e doutorado em Educação (1992), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 1980 até a presente data é professora titular da Faculdade de Educação (FACED) desta Universidade, com docência e pesquisa na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Integra a linha de pesquisa Pessoa e Educação tendo como foco de sua investigação: Formação do Ser Professor, enfatizando as temáticas: espiritualidade, inteireza, inteligência espiritual e educação continuada, com várias publicações na área.
Doutorado em Educação: Currículo - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), Pós-Doutoral em Educação e Religião pela PUCPR em 2016. É associada do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER. Faz parte da Comissão Institucional de Acessibilidade - CIA da UNIPLAC. Tem experiência na área de educação e gestão, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, metodologia e história do ensino religioso, educação, educação especial, currículo, legislação e formação de professores, gestão e pesquisa e prática pedagógica. Participante do Grupo de Pesquisa: Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Políticas Públicas.Coordenadora adjunta do PPGE/ UNIPLAC.
10 Publicações
Este livro tem por propósito apresentar uma coletânea de experiências vivenciadas no Ensino Superior e que estão relacionadas com a Educação Inicial, Permanente e continuada.
Nesse livro estão narradas algumas desejos e algumas experiências de educadores em formação inicial em que se prioriza uma reflexão sobre a inclusão em tempos e em espaços formais e informais educacionais.
Esse livro é uma produção coletiva de pesquisadores do Curso Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC e do Curso de Graduação em Educação Especial da Universidade do Planalto Catarinense de Lages – SC
Esse livro situa o contexto da formação de professores a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre currículo, inclusão e Atendimento Educacional Especializado.
Este livro é uma produção que tem o objetivo de analisar as políticas e as práticas de inclusão de alunos com Síndrome de Down nos anos iniciais do ensino fundamental no sistema de ensino municipal de Lages.
O livro apresenta de forma detalhada a trajetória da formação de professores para o Ensino Religioso na história da educação brasileira, iniciando-se pelo período colonial, imperial, republicano e Diretrizes Nacionais da Educação.
A leitura deste livro proporciona a construção de conhecimentos relevantes sobre conceitos de Infância, Inclusão e Gestão Educacional no campo da Educação Infantil. As autoras apresentam o contexto da infância, da educação infantil e da educação inclusiva no Brasil.
Este livro tem o propósito de visualizar pontos de referência para uma formação integral dos educadores a partir de uma reflexão sobre os fundamentos epistemológicos da transdisciplinaridade, da complexidade e da autoformação.
Esse livro tem o propósito de apresentar uma possibillidade mais natural, criativa e encantadora para a educação infantil, construída a partir da experiência das três autoras
Esse livro tem o objetivo discorrer a respeito das políticas públicas para formação de docentes à compreensão do Ensino Religioso no Brasil. Destacam-se marcos da política pública nos sistemas de ensino e a formação geral de professores.